O cara do lar doce lar

03/11/2011 13:57

Famoso pela televisão, o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum lança o livro Entre Sem Bater, amanhã, na Casa Cor Ceará. Nele, o paulista convida o leitor a conhecer a sua primeira casa em fotos e relatos. 

 

Rosenbaum revelas as dificuldades, hesitações e pequenas frustrações pelas quais passou no projeto da própria casa (DIVULGAÇÃO )

 

Com a fama que ganhou depois do quadro Lar Doce Lar, no ar desde 2006, no programa Caldeirão do Huck, na TV Globo, o arquiteto paulista Marcelo Rosenbaum poderia muito bem apenas viver da assinatura de produtos que vão enfeitar a sala de famosos ou escolher os projetos que melhor lhe conviesse. Mas não, ele preferiu colocar em prática o conceito de "design útil" e, em 2010, deu início ao projeto "A gente transforma", com o qual pinta, reforma e dá nova vida a comunidades carentes do Brasil, elevando a auto-estima de seus moradores e criando novas perspectivas e sonhos para a gente daquele lugar.


É sobre esse design que Rosenbaum vai falar amanhã, às 18 horas, em palestra para convidados no auditório do Palácio da Abolição, em Fortaleza. Pela primeira vez no Ceará, a conversa com o arquiteto integra o projeto CASACOR©STARS, que convida designers renomados para debater tendências, trocar experiências e compartilhar novas ideias em arquitetura.


De lá, Rosenbaum segue para uma noite de autógrafos na Casa Cor Ceará, às 20h30min, no ambiente Revistaria Casa Claudia. Ele apresenta ao público cearense o livro Entre sem bater (Ed. Abril, 240 páginas), no qual abre as portas de sua primeira casa própria e conta sobre o dia a dia em família e todo o processo criativo (e emotivo) que envolveu deixar para trás "as casas de passagem".


"Eu não queria fazer um livro que falasse mais do material que eu usei, de como foi a reforma. Eu queria um livro para falar da experiência, quis dividir com as pessoas o que significou pra mim a compra dessa casa", explica Rosenbaum, em entrevista ao O POVO. "Fazer essas reformas foi reencontrar a minha memória afetiva, as minhas raízes, meus laços com os meus avós, meus pais. É como se eu saísse de casas de passagens para fincar raízes em um novo lar. O livro é uma troca de informação de como foi feito tudo isso", completa.


Em páginas que misturam relatos do designer e fotos de ambientes e de momentos dele com a esposa e os dois filhos na nova casa, o livro mostra todo o processo de transformação de uma casa antiga, construída nos anos 1960, no bairro Sumaré, em São Paulo, a qual passou quase um ano sendo reformada para, finalmente, a família Rosenbaum fincar os pés. Tempo demais para quem leva uma semana para refazer casas mostradas no Lar Doce Lar? Ele explica. "É muito difícil fazer a minha casa. Fazer a casa dos outros é muito difícil porque é muita responsabilidade, mas fazer minha... Era a minha família ali dentro, era imaginar meus filhos crescendo lá. Posso dizer que foi difícil".


Sem acreditar em tendências ou modismos, Rosenbaum colocou em cada canto da sua casa um pedaço da personalidade da família e aplicou neles os traços da brasilidade que sempre referenciaram o seu trabalho. "As referências são brasileiras, mas existe uma coisa que é o comportamento e isso está no mundo todo: é a musica, o desenho... Meu trabalho tem uma sinergia com o mundo todo.

 

A embalagem é brasileira, mas o comportamento é mundial", define. A inspiração para isso não vem de um ou outro mestre da arquitetura, muito menos de uma linha, uma paisagem ou tema únicos. "O ser humano, o país me inspira muito, não tem uma coisa só. O povo nas ruas, as comunidades, as pessoas... Não acredito em nada absoluto", pontua.


Além de seguir à frente do quadro Lar Doce Lar, Rosenbaum continua comandando alguns grandes projetos de arquitetura no seu escritório e abrindo cada vez mais espaço para que o seu traço e criatividade cheguem também aos consumidores de grande escala, tal como a linha de artigos que desenvolveu recentemente para a rede de lojas Pernambucanas. Para o futuro, no entanto, Rosenbaum já planeja dar aos seus traços rumos mais duradouros. "Uma coisa que eu me vejo fazendo daqui a 30 anos são projetos como o "A gente transforma". Quero aproveitar tudo o que eu aprendi, tudo o que eu conquistei e dividir com as pessoas", sonha.

 

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA


Natural de Santo André (SP), o arquiteto Marcelo Rosenbaum, 43, está há mais de 20 anos à frente do escritório próprio e tornou-se um dos profissionais mais célebres em 2006, quando começou a reformar casas populares no quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck (TV Globo).

 

Serviço

Noite de autógrafos com Marcelo Rosenbaum
O quê: Lançamento do livro Entre sem Bater (Editora Abril, 240 págs., R$90). À venda nas livrarias de todo o País e na loja Abril virtual
www.lojaabril.com.br
Quando: amanhã (4), às 20h30min
Onde: ambiente Revistaria Casa Claudia, na Casa Cor Ceará (Av. Almirante Tamandaré, 22 - Praia de Iracema)
Quanto: aberto ao público da Casa Cor. Entrada para a mostra: R$ 34 (inteira) e R$ 17 (meia - estudantes e pessoas a partir de 60 anos). Crianças com menos de 10 anos não pagam. Passaporte - R$ 50
Outras info.: 3112 4144/
www.casacorceara.com.br

 

Fonte: O Povo On Line